25.11.09

"Unicorn Horn" em "Transitório" no espaço expositivo Round the Corner

...







“Unicorn Horn” em “Transitório” no Round the Corner
.
Para surpresa dos artistas, após a inauguração de “Transitório” no Round the corner a exposição encontrou-se fechada por dois dias. Foi proposto pela Instituição a peça “Unicorn Horn” ser retirada de cena devido ao acontecimento durante a inauguração e as suas consequencias. "Unicorn Horn" foi levado ás 10:45 do dia 20 de Novembro, num acto rápido e eficaz.
.
Round the Corner

.
O espaço Round the Corner do Teatro da Trindade destina-se ao acolhimento e fruição gratuita de novos projectos das mais diversas práticas artísticas contemporâneas, incrementando e apoiando a transdisciplinaridade exemplificada pelo teatro. Anualmente, através da publicação de um anúncio, são convidados programadores, curadores e artistas a apresentar as suas propostas de intervenção / acção.
.
“Transitório”

.
Folha de Sala
Nestes pequenos espaços busca-se capturar os momentos de passagem, são instantes guardados e revelados ao olhar na forma de diferentes manifestações. O tempo aqui, ganha a espessura de não ser mais apenas mutação, ele age nesse meio indefinido - transitório.
Transitório é, na sua essência, o lugar que pede a pausa impossível ao tempo. Ferida aberta no movimento que devolve a vida em todos os sentidos, porque a impossibilidade de estar parado é em si a condição de vida.
Tudo muda sempre, e tudo se move sempre. O espaço do tempo é lugar de nada, lugar informe onde o tempo descansa de si mesmo, é o lugar mesmo do repouso onde o tempo tende a não ser.
.
“Unicorn Horn”
.
Esta peça consiste num corno de unicórnio exposto de uma maneira tradicional, plinto com a base superior revestida a veludo onde se encontra o corno, este enclausurado numa vitrine.
No dia da inauguração o corno salta à vista de um ladrão, por surpresa das pessoas presentes, este num acto rápido e eficaz, parte a vitrina e leva consigo o objecto. No dia seguinte encontra-se na vitrina, esta partida, um papel a pedir informações sobre o acontecimento, tendo os contactos da artista.
Esta peça foi pensada para este espaço Round the corner e para este tempo Transitório, querendo provocar uma situação inesperada no momento. Materializando neste sentido a ideia de um acto transitório (roubo), no local mais propicio ao acontecimento (round the corner), ironicamente a peça roubada é de alguma maneira falsa, sendo esta baseada num animal mitológico e simbólico, que muitos acreditaram ter existido, mas que não há factos que provem a sua existência. Obviamente poderá tocar em questões mais problemáticas relacionadas com artista/instituição. Por mais pomposas e rígidas que as fachadas possam ser, poderão facilmente ser quebradas. Assim como o seu interior poderá ser bastante valioso ou não, ficando pela subjectividade. Por factores externos o controlo torna-se frágil tanto da parte do Artista como da parte da Instituição.







1 comment: